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  Sauna
 
 
 HORÁRIO:

MASCULINO
Terça e Quinta: das 21 às 22h
Quarta e Sexta: das 18 às 22h
Sábado: das 17:30 às 20h
Domingo: das 17 às 19h

FEMININO
Terça e Quinta: das 18 às 20:45h
Quarta e Sexta: 16 as 17:50h
Sábado: das 14 às 17h
Domingo: das 15 às 16:45h

Os benefícios físicos do banho de sauna têm sido objeto de muitos estudos médicos, segundo os
quais o intenso calor provoca uma “febre artificial”, importante no processo de reabilitação em
casos de atrofias musculares, desbacterização e assepsia. A aceleração do pulso produz um fluxo
sangüíneo desde os órgãos internos até a pele, exercitando e fortalecendo as glândulas, os vasos
capilares e os nervos.

Após o banho de vapor, a súbita imersão em água fria e a rápida alternância entre o frio e o calor
reverte a corrente sangüínea para o interior do organismo, condicionando e fortalecendo o sistema
regulador cardiovascular simpático e parassimpático. Isso faz esse sistema trabalhar com a
máxima eficiência por vários dias, resultado que eventualmente não se obtém com exercícios
corporais prolongados (extraído de tese sobre sauna do Dr. Claude Cappadoro, França).


Se você pensa seriamente a respeito de relaxamento, então considere os muitos benefícios e
vantagens de um banho de sauna. Basta abastecer o gerador de vapor com água e algumas gotas
da sua essência favorita, conectá–lo a uma tomada elétrica comum e em 2 ou 3 minutos você terá
abundância de vapor aromático. Relaxamento e rejuvenescimento podem ser obtidos com rápidas
e frequentes sessões de sauna de 15 minutos. À medida em que os seus poros se abrem e o suor
flui livremente, diminuem a tensão e o estresse acumulados ao longo do dia. Não existe sensação
exatamente igual à proporcionada pela sauna. O ácido lático se dissipa com o calor e os músculos
ficam descansados e em estado de repouso.


A sauna desintoxica o organismo, livrando o sangue, a pele e o cérebro dos sais minerais,
gorduras e toxinas indesejadas. Essas toxinas são eliminadas através das fezes, da urina e do
suor, cuja produção é estimulada pelo banho de sauna. Também ajuda a descarregar a
eletricidade do corpo e relaxa os músculos e o sistema nervoso, reduzindo dores musculares e
calorias em excesso com um mínimo de esforço físico. No ambiente de sauna a temperatura
corporal irá aumentar, a pulsação cardíaca será acelerada até alcançar aprox. 90 batimentos por
minuto e teremos uma super circulação nos vasos sanguíneos do cérebro, do coração e da pele,
promovendo a transpiração e estimulando as glândulas endócrinas do corpo, como a tireóide, o
pâncreas, as supra–renais, as glândulas sexuais e o fígado.


O banho de sauna pode ser considerado uma das razões da longevidade dos europeus, que o
praticam rotineiramente e com disciplina. É uma decisão de bom senso que traz mais saúde e
jovialidade. Não há limite de idade para o banho de sauna; crianças, adultos e mesmo pessoas
idosas podem desfrutar dessa terapia. Recomenda–se apenas que pessoas com problemas
cardíacos ou de pressão arterial consultem antes o seu médico para verificarem a existência de
eventuais restrições.


Recomenda–se, também, tomar–se uma boa ducha fria após o banho de sauna. Desde que se
esteja com a saúde perfeita, ela não causa problema algum e, muito pelo contrário, é
extremamente benéfica. Após o banho de sauna o nosso organismo fica preparado para resistir a
temperaturas bem abaixo de 0°C. A duração da ducha fria deverá ser de aprox. 30 segundos,
tempo suficiente para ativar a circulação sanguínea resfriando apenas a superfície da pele sem
resfriar o interior do corpo, o que poderia torná–lo vulnerável a resfriados, gripes, etc..


A sauna, mais do que um simples banho, é também um hábito de higiene profunda que promove
um melhor equilíbrio entre o corpo e a mente. Quem toma uma sauna quer refrescar o corpo e
também o espírito através do relaxamento, obtendo assim uma profunda limpeza tanto corporal
quanto espiritual.


Veja alguns dos benefícios que o saudável hábito do banho de sauna poderá proporcionar a você:

• Fortalecer a circulação sanguínea
• Aliviar dores reumáticas e de coluna
• Combater o estresse e a hipertensão
• Hidratar a pele e desobstruir os poros
• Relaxar a musculatura e facilitar o sono
• Limpar e desobstruir as vias respiratórias
• Proporcionar agradável sensação de bem–estar
• Desintoxicar e expulsa as impurezas do organismo
• Combater doenças do sistema respiratório (bronquite, gripe, resfriado, sinusite, etc.)

O banho de sauna pode ser considerado um tratamento natural e completo de saúde e beleza!

Muitas pessoas que não tem o hábito da sauna desconhecem alguns pequenos segredos do banho
de vapor, como os seguintes:

Barbear–se… com uma lâmina de barbear comum após ter transpirado bastante e estando coberto
por suor proporciona um barbear incrivelmente suave e uma pele macia mesmo sem o uso de gel
ou espuma de barbear. Esse resultado também é válido para outras partes do corpo (pernas, por
exemplo), além do rosto.

Alívio de resfriados… Alívio temporário de nariz entupido ou peito congestionado pode ser obtido
com o banho de vapor. Simplesmente adicione algumas gotas de óleo de eucalipto (uma
substância natural) na água a ser vaporizada. O vapor aromatizado dessa forma ajudará a
descongestionar as vias respiratórias, que responderão favoravelmente com uma respiração livre
e desimpedida.

Socializar–se… Compartilhar uma sessão de sauna com um(a) amigo(a) ou uma pessoa querida
pode ser uma boa maneira de se gastar uma meia hora em uma agradável e relaxada conversa.

Limpeza profunda da pele… Devido ao ciclo de abertura e fechamento dos poros durante as fases
de transpiração e banho de água fria, a sauna auxilia a limpá–los profunda e meticulosamente.

Melhores resultados com cremes cosméticos… Como após a sessão de sauna os poros estão bem
abertos e a pele hidratada, a aplicação de cremes cosméticos ou rejuvenescedores tem maiores
chances de apresentar resultados melhores e mais rápidos. A absorção de cremes capilares
também é facilitada com o calor e o vapor.

Durante o inverno… a sauna pode proporcionar um alívio nos dias mais frios, aquecendo o corpo e
preparando–o para uma cama acolhedora e um sono repousante.

Tire uma soneca… A sauna é um ótimo lugar para se tirar uma rápida soneca, especialmente
quando você ajusta a temperatura em um nível relativamente baixo, entre 40° e 50°C.

Não conseguiu dormir… um pouquinho durante a sessão de sauna? Então aproveite o efeito
relaxante que a sauna proporciona para ir deitar–se e dormir logo após o banho de vapor. A sauna
o levará a um estado de paz e relaxamento, o que provavelmente o fará adormecer mais fácil e
profundamente.

Fontes: http://www.saunakit.com.br/sauna–benefic…
Maringá TER|16|OUT|2018 
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